5 dicas para administrar uma empresa e gerenciar sua equipe, segundo Mark Zuckerberg

Compartilhar

Publicado em 28 de junho de 2024

Seguir os conselhos do bilionário pode ajudar líderes e fundadores a administrarem suas empresas de maneira mais eficiente e eficaz

Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Meta (antiga Facebook), tem liderado uma das maiores empresas do mundo desde seu quarto em Harvard há 20 anos. Conhecido por seu mantra “Move fast and break things” (mova-se rápido e quebre as coisas, em português), Zuckerberg evoluiu suas abordagens de liderança e compartilhou várias dicas valiosas ao longo das duas últimas décadas.

Aqui estão, conforme artigo da Business Insider, cinco dos seus conselhos mais notáveis para gerenciar equipes e administrar uma empresa.

1. Seja enxuto

Em 2023, Zuckerberg proclamou o ano da “eficiência” para a Meta, enfatizando a necessidade de simplificar a estrutura organizacional da empresa, removendo alguns níveis de gerência intermediária.

“Eu não acho que você queira uma estrutura de gerenciamento que seja apenas gerentes gerenciando gerentes, gerenciando gerentes, gerenciando gerentes, gerenciando as pessoas que estão fazendo o trabalho”, afirmou o executivo??.

2. Fundadores, não deleguem

Um dos conselhos mais controversos de Zuckerberg para líderes empresariais é evitar a delegação excessiva de responsabilidades. Ele acredita que os fundadores devem se envolver ao máximo nas decisões e nas operações diárias.

“Acho que a maneira como um fundador deve trabalhar é basicamente tomar o máximo de decisões e se envolver em tantas coisas quanto possível”, opina??.

3. Reserve tempo para se preparar para as reuniões

Zuckerberg valoriza a preparação antes das reuniões. Ele prefere que a equipe envie materiais para leitura com antecedência, para que ele possa dedicar tempo suficiente para analisá-los e seguir com discussões pós-reunião.

“Gosto de tentar ter uma regra… para cada hora de reunião que eu tenha, a equipe envia os materiais de leitura com antecedência. Quero ter pelo menos uma hora para ler os materiais e pensar sobre eles. E então quero ter pelo menos uma hora para seguir com diferentes pessoas após a reunião”, comenta??.

4. Execute, execute, execute

Zuckerberg acredita que muitas empresas se preocupam demais com a concorrência e com ideias, em vez de focar na execução rigorosa e eficiente de suas iniciativas.

“Acho que a maioria das empresas provavelmente se concentra demais nos concorrentes e talvez até demais nas ideias. E acho que, no final do dia, o que torna grandes empresas grandes é a capacidade de simplesmente executar implacavelmente, e executar de forma eficiente e fazer isso de forma rigorosa e apenas melhorar e melhorar o tempo todo”??, declara.

5. Mova-se rápido

Em 2022, a Meta introduziu novos valores corporativos, incluindo “Mover-se rápido”. Esta frase é uma versão abreviada do conhecido lema “Move fast and break things”. A definição de “mover-se rápido” evoluiu para significar agir com urgência e não adiar tarefas, além de trabalhar continuamente para aumentar a velocidade das iniciativas de maior prioridade, removendo metodicamente barreiras.

“Atuar com urgência e não esperar até a próxima semana para fazer algo que você poderia fazer hoje”, afirma Zuckerberg??.

Seguir essas dicas de Mark Zuckerberg pode ajudar líderes e fundadores a administrarem suas empresas de maneira mais eficiente e eficaz, promovendo uma cultura de agilidade, envolvimento profundo nas operações e foco na execução rigorosa.

Fonte: Administradores

Voltar a listagem de notícias